Capelania

O projecto educativo que levou à fundação dos Colégios Fomento deve-se em grande parte ao estímulo de S. Josemaria Escrivá de Balaguer para que os pais tomassem parte activa na formação escolar dos seus filhos, garantindo que esta não fosse alheia aos valores cristãos.

Vendo a conveniência de que cada colégio tivesse um capelão e que fosse leccionada a disciplina de Religião, estabeleceu-se um protocolo com a Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei, pelo qual esta se ocupa da nomeação dos capelães e dos professores de Religião nos colégios Fomento.

Com o seu trabalho sacerdotal, os capelães cooperam para que o espírito cristão esteja presente na formação que se proporciona aos pais, aos professores e aos alunos, com pleno respeito pela liberdade das consciências.

Na educação intelectual e do carácter, contribuem para conseguir uma síntese entre a fé cristã e a cultura humana, em colaboração com os professores de Religião, os professores das restantes áreas docentes e os preceptores.

Aos pais, oferece-se a possibilidade de participar em diversas actividades organizadas pela Capelania:

Missa diariamente às 9h30 na Capela do Colégio, com a assistência de diversos grupos de alunos.

Retiro Espiritual de fim de semana para pais: em datas e locais a indicar oportunamente.

Recolecção para pais: na segunda terça-feira de cada mês, das 21h30 às 23h00, na capela do Cedros.

Para as mães, organizam-se actividades semelhantes juntamente com as mães do Colégio Horizonte.