De volta ao Berço

O 1º Ciclo deixou-se conquistar, em Guimarães, pela história da fundação do nosso país.

Ninguém chega a nenhum lado se não souber de onde parte. Pois assim, partindo da Cidade Berço, abraçámos o tema aglutinador deste ano letivo: “Crescer para Abraçar Mundo”.

No Museu de Alberto Sampaio os alunos do 1.º Ciclo fizeram uma viagem histórica à fundação do reino de Portugal. Os mais pequenos assistiram a um animado teatro de marionetas sobre a vida de D. Afonso Henriques – O Conquistador –, enquanto que os mais crescidos realizaram o “Quem quer ser historiador”, jogo inspirado num bestseller televisivo, numa enriquecedora visita orientada pelo espólio patente.

À tarde, debaixo de um sol a destempo abrasador, seguiu-se um fantástico peddy paper na baixa vimaranense, mais concretamente na Praça da Oliveira. Aí, muitos desafios se levantaram mas, imbuídos pelo espírito de equipa e de conquista, levaram, quais valorosos lusitanos, a tarefa por vencida.