Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Cookies

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fechar    Colégio Candidaturas Oferta Educativa Informações Pais e Alunos
COLÉGIO CEDROS

Encontro Intergeracional em Galveias

 

Os alunos do 4.º ano foram até ao Alentejo conhecer os idosos com quem se corresponderam ao longo do ano.

No 1.º período, através do tema do ano “Crescer para abraçar Mundo”, surgiu a ideia de os alunos do 4.º ano se corresponderem com idosos do Lar da Fundação Maria Clementina Godinho de Campos, em Galveias (Alto Alentejo). Entrou-se em contacto com os responsáveis da Fundação que prontamente aceitaram o desafio.

Fez-se um sorteio para que cada aluno se pudesse corresponder com um idoso do Lar. Durante o ano letivo cada aluno escreveu duas cartas e recebeu duas cartas do seu amigo do Lar.

Foi uma experiência fantástica: poder contar um pouco de si aos idosos, fazer-lhes perguntas, aguardar ansiosamente que as suas cartas chegassem, aprender coisas novas, conhecer uma realidade completamente diferente, no fundo, fazer novas amizades.

Esta atividade cativou tanto os pais que, na última atividade da Colaboração Familiar, surgiu a possibilidade de os alunos irem conhecer pessoalmente os seus amigos do Lar. Foi assim que, no dia 14 de julho, 9 famílias do 4.º ano foram até Galveias e os rapazes conheceram os seus novos amigos.

Depois de uma visita pelo maravilhoso Lar da Fundação Maria Clementina Godinho de Campos, os rapazes foram até ao ATL da Fundação onde os esperavam os idosos. Foi encantador ver as suas reações quando se viram pela primeira vez e entre beijos e abraços meteram a conversa em dia.

Após este momento delicioso, foi a vez de se organizarem duas equipas mistas e de se fazer um quizz entre “Os Sábios” e “Os Génios”. Está claro que o resultado só poderia ser um empate, com respostas corretas de ambos os lados.

No fim do jogo, trocaram-se uns presentes. Os rapazes deram fotografias suas e mesmo os alunos que não puderam ir a Galveias enviaram as suas lembranças. Os pais receberam uns livros da Fundação, os alunos uns presépios feitos pelos idosos e ainda um certificado de participação.

Para finalizar este convívio intergeracional, os responsáveis do Lar prepararam um esmerado lanche para os nossos rapazes.

O Colégio Cedros agradece à Direção da Fundação Maria Clementina Godinho de Campos, mais concretamente à D. Adelina, a hospitalidade com que recebeu os nossos rapazes e as suas famílias. Agradece ainda à Animadora do Lar, a Elisabete, por ter ajudado a tornar possível esta iniciativa, desde a escrita e leitura das cartas dos idosos que não sabem ler nem escrever, à preparação do jogo e à visita guiada ao Lar.

No próximo ano letivo, os alunos, já no 5.º ano, darão continuidade a esta iniciativa.

Galeria