Projeto duplamente premiado na China

ALUNOS DO 12º ANO DO CEDROS CONQUISTARAM UM PRÉMIO ESPECIAL E UMA MEDALHA DE PRATA NA 33ª CASTIC - CHINA ADOLESCENTS SCIENCE & TECHNOLOGY INNOVATION CONTEST.

A dupla António Silva Dias e João Francisco Azevedo representou Portugal naquela feira internacional, de 14 a 20 de agosto, em Chongqing (China), na sequência do prémio conquistado na Mostra Nacional de Ciência do passado mês de junho.

Sob a coordenação do Dr. Nuno Francisco, professor do colégio, e contando com a coorientação do professor Doutor Jorge Machado, do ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) e a colaboração do técnico de Qigong, Jorge Rodrigues, o António e o João desenvolveram esta investigação ao longo do último ano letivo, utilizando a aplicação de testes psicológicos e bioquímicos, comprovados cientificamente, em parceria com o ICBAS.

Em Chongqin, os alunos estiveram acompanhados pelo Dr. Nuno Francisco e ainda pela Dra. Susana Chaves, da Fundação da Juventude.

O Projeto “Qigong at School as a method of controlling anxiety in students”, apresentado entre 88 projetos a concurso, originários de 45 países, da autoria de 207 jovens cientistas, conquistou dois importantes prémios: o 2º Prémio a nível internacional e o Prémio Especial denominado “Chongqing Wutai Science and Technology Talent Award”.

Na sua nota de imprensa de 20 de agosto, o Departamento de Gestão de Projetos da Fundação da Juventude anunciava que esta fora “a melhor prestação internacional de sempre” de um projeto português neste tipo de concursos de jovens cientistas.

Os factos sublinham a proeza: parabéns aos Alunos e ao Professor!

NA COMUNICAÇÃO SOCIAL:

Reportagem SIC (vídeo)