ESTÁGIOS SMART CHOICES

O Programa Smart Choices lançado em 2017/2018 propõe aos alunos, entre outras inovações ao curriculum do Ensino Secundário, a realização de estágios curriculares em empresas ou entidades prestadoras de serviços públicos ou privados.

Nesta primeira fase dos estágios 2018/2019, participaram não só os alunos do 11º ano, iniciadores do Programa, mas também os do 12º ano, bem como as suas colegas do Colégio Horizonte, permitindo-lhes vivenciar uma das vertentes do Programa Smart Choices.

Os estágios curriculares decorreram nos dias 29, 30 e 31 de outubro, em entidades com intervenção em áreas tão variadas como indústria, serviços, justiça, jornalismo ou saúde.

Estes estágios têm como metodologia e objetivo "acompanhar um profissional (ou ser integrado numa equipa) durante 3 dias, observando as práticas de trabalho – organização, relação com colaboradores, estudo, reuniões e sua preparação, execução concreta de tarefas da sua área, etc. –, compreendendo assim de modo mais claro, e em contexto de observação de trabalho efetivo, as tipologias e formas de trabalho de cada área” (in “Termos Gerais dos Estágios SC”).

Os alunos do 11º ano redigiram um relatório diário e elaborarão uma reflexão final, a serem avaliados no âmbito da disciplina de Turma e Cidadania.