Conservar o Património Cultural

Integrada na “Semana das Artes e Humanidades”, teve lugar no dia 11 de Dezembro uma conferência destinada aos alunos do 9º Ano e do Ensino Secundário. A oradora convidada, Dra. Maria João Gagean de Vasconcelos, Diretora do Museu Nacional de Soares dos Reis, abordou o tema "Conservar o Património Cultural. Dúvidas e Interrogações".

A sua exposição salientou a relevância de uma cidadania cultural que se adquire por uma educação que propicie um alargar de horizontes, cultivando valores e um sentido crítico esclarecido.

A consciência do dever de preservação dos vários tipos de memórias não cabe apenas às entidades oficiais, antes apela e corresponsabiliza a todos e a cada um, contribuindo para o sentido de pertença identitária a uma comunidade quer seja local, regional, nacional, de amplitude civilizacional ou cosmopolita.

A Dra. Maria João Vasconcelos aliou ao seu profundo conhecimento e experiência uma natural vivacidade na comunicação, o que em muito propiciou a interessada adesão dos presentes.