Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Cookies

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fechar    Colégio Candidaturas Oferta Educativa Informações Pais e Alunos
COLÉGIO CEDROS

IX Semana das Artes e Humanidades

Ao longo de 11 dias, entre 04 e 14 de dezembro, a Cultura esteve em destaque no Cedros, envolvendo pais, professores e alunos.

A IX Semana das Artes e Humanidades iniciou-se com a visita do escritor António Mota que, durante a manhã de 4 de dezembro, encheu a biblioteca onde foi atentamente escutado pelos alunos do 02.º ao 06.º ano; o amplo escalão etário ouviu com toda a atenção as sábias palavras do escritor e fixou muito bem as suas sugestões.

Já na sexta-feira, dia 7, a manhã foi ocupada com a Prof. Doutora Ana Ferreira que veio conversar, também com os mais novos, sobre Ulisses e Homero. À noite, os nossos pequenos diseurs foram até ao Mira Clube participar em mais uma “Noite de Poesia”.

A semana seguinte começou dedicada às artes plásticas com o pintor Manuel Souza-Falcão a explicar o processo de ilustração dos livros e como é fácil desenhar. Ao fim da manhã, entregaram-se os prémios do Concurso Camões 2017/2018.

Na terça-feira, dia 11, recebemos a Diretora do Museu Soares dos Reis, Dra. Maria João Gagean de Vasconcelos, que proferiu uma conferência destinada aos alunos do 09.º ao 12.º ano, sobre “Dúvidas e Interrogações – Conservar o Património Cultural: Para quê, porquê, com quem, e como?”. Ao fim da tarde, houve a apresentação da Revista “Inútil, iniciativa cultural de alguns professores dos quatro colégios da Fomento.

Ao longo da semana, as turmas do 05.º e 06.º ano estiveram ainda envolvidas em duas atividades muito interessantes: “Concurso Leitura com Estilo”, onde cada aluno leu um texto durante três minutos para um grupo de pais-jurados, e a tradicional visita de Natal ao Lar das Irmãzinhas dos Pobres, no Pinheiro Manso, com atuações musicais.

Outro momento alto para os alunos do 09.º ao 12.º ano foi a conferência do Prof. Doutor José Augusto Sotto Mayor Pizarro sobre “As Relações Régio-Aristocráticas e a Construção de uma Monarquia Medieval – Portugal (séc. XII – XV)”, no dia 13.

Como é habitual, realizaram-se também as primeiras eliminatórias do Concurso Camões (escalões I e II) e teve lugar a entrega de prémios aos nossos jovens escritores vencedores do XX Concurso Literário.

A Semana acabou em grande com a Festa de Natal, com muita música, poesia, teatro e, como sempre, o agradável convívio entre as famílias durante o jantar.

Galeria