Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Cookies

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fechar    Colégio Candidaturas Oferta Educativa Informações Pais e Alunos
COLÉGIO CEDROS

Abertura Solene do Ano Letivo - 40 anos

Aguardada com grande expectativa, teve lugar no dia 8 de outubro a Sessão Solene de Abertura do Ano LetivoCelebração dos 40 Anos dos Colégios Cedros e Horizonte.

 

No dia em que, há 40 anos, os dois Colégios abriram as suas portas no Porto, o Cedros na Rua Guerra Junqueiro, e o Horizonte na Travessa do Carregal, a Sessão Evocativa desse aniversário começou com a entrega da Medalha dos 40 Anos ao Dr. Manuel Rosas da Silva, primeiro Diretor do Cedros, e à Drª Aida Palhares Vieira, primeira Diretora do Horizonte, representada pela sua filha Cristina.

Foram ainda agraciados os Casais do Grupo Promotor dos Colégios e, em nome dos alunos e alunas do 1º dia, um antigo aluno e uma antiga aluna, com a curiosidade de a aluna ser agora professora no Horizonte.

Foi também homenageado o aluno do Cedros, Tiago França, criador do logótipo dos 40 anos.
Os parabéns foram cantados evocando o grande Encontro das Famílias do Colégios de Fomento, realizado dia 21 de Setembro passado em Lisboa.

Terminados os festejos da efeméride, teve lugar a Sessão de Abertura do Ano Letivo 2019/2020, começando com o discurso de boas vindas, proferido pelo João Araújo, aluno do 12º ano. Seguiu-se a entrega dos Diplomas e Medalhas de louvor respeitantes ao ano letivo 2018/2019; primeiro às melhores alunas do Colégio Horizonte e a seguir aos alunos do Cedros que tiveram Menções de Louvor em três (Diploma) ou quatro (Medalha) dos cinco momentos de avaliação ao longo do ano.

Cantados os Hinos dos dois Colégios, momento alto e bem emotivo da Cerimónia, teve lugar o discurso do Dr. Jorge Maciel, Presidente do Conselho de Administração da Fomento, entidade promotora dos Colégios, que, além de ter realçado a sua ligação particular a estes Colégios do Norte, lhes endereçou as melhores palavras de ânimo e de apelo à continuação do profissionalismo e ambição dos quarenta anos passados.

A Sessão terminou com a recitação do Angelus, perto do meio dia, não sem que antes tivesse havido um expressivo momento de reconhecimento pelo trabalho da Administração nestes últimos anos, com a entrega duma original lembrança dos Colégios do Porto à Administração, em nome de todos os pais, professores, funcionários e alunos dos dois Colégios.

O evento teve lugar no Pavilhão Desportivo do Cedros, particularmente bem preparado para a ocasião, e contou com a presença de todas as alunas e alunos do Horizonte e do Cedros a partir do 4º ano, dos seus professores e dum número abundante de pais, apesar da hora difícil em que se realizou. De entre os convidados presentes destacam-se o Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Gaia, o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha e Afurada, e vários diretores de Colégios e Escolas vizinhas ou amigas. Esteve ainda um significativo número de antigos alunos, destacando-se os que têm agora filhos no Colégio, vários antigos professores, e muitos pais “dos primeiros tempos”.

Galeria