Há vida no mar...!

As turmas do 3.º e 4.º anos visitaram, no passado dia 12 de novembro, a Estação Litoral da Aguda e o porto de pesca da Afurada.

Foi com o objetivo de ajudar os alunos a compreenderem as atividades ligadas ao mar, que o dia amanheceu na Aguda, mais concretamente na Estação Litoral. Aqui, todos puderam ouvir falar nas artes da pesca, desde as mais antigas até às mais atuais, percebendo a sua importância no contexto local e o seu impacto socio-económico. No “Aquário” viram várias espécies que habitam a nossa costa atlântica e outras que compõem habitats de água doce. Houve ainda tempo para um pequeno passeio pela frente de mar, com visitas muito engraçadas à peixaria, aos pescadores e seus barcos, com uma pequena aula prática sobre o impacto que os microplásticos têm na vida dos animais.

Depois de um almoço algo apressado, a visita chegou a estar comprometida devido à presença da chuva. Porém, depois de contada a Lenda de S. Martinho – cuja efeméride havia sido comemorada no dia anterior – eis que a chuva amainou e permitiu que o plano avançasse.

Depois de uma curta paragem no lavadouro local, oportunidade para uma viagem de barco no Menino do Douro com o José Cardoso, pai do David, e de uma entrevista com o Joaquim Sanguedo, pescador e pai do Joaquim, que nos falou da sua atividade profissional e dos segredos que esta encerra.

Agradecemos aos pais destes rapazes pela preciosa ajuda e colaboração, tornando esta visita tão especial.