Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Cookies

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fechar    Colégio Candidaturas Oferta Educativa Informações Pais e Alunos
COLÉGIO CEDROS

Atividades "Smart Choices" - 1º Período

Em 2019/2020, o Programa Smart Choices ficou alargado a todo o Secundário.

Lançado em 2017/2018 com a turma do 10º ano, no primeiro período deste ano letivo todos os alunos do Secundário estiveram já envolvidos pelas propostas distintivas deste Programa e que o tornam único enquanto modelo inovador de Ensino Secundário.

Enquanto os alunos do 10º ano dão os primeiros passos no espírito do Programa, e os do 11º reforçam a experiência do ano anterior, os do 12º ano são verdadeiramente inovadores com a frequência de uma desafiante disciplina modular de Oferta de Escola que acaba por congregar todo o trabalho e investimento feitos pelos alunos no próprio ano e nos anos anteriores.

No módulo dedicado a Ética Geral, os alunos do 12º ano tiveram a oportunidade de assistir a uma extraordinária sessão sobre Transhumanismo, apresentada pelo cientista e investigador Prof. Dr. Miguel Pais Vieira, antigo aluno do Cedros. Feito este sublinhado, e já no âmbito do desenvolvimento de outras competências, os alunos foram recebidos pela Vice-Reitora da Universidade do Porto, Profª Dra. Fátima Vieira, que lhes “apresentou” a Universidade do Porto, sob o ponto de vista da Reitoria. No âmbito cultural e de contacto com o mundo do trabalho, fizeram os Estágios Curriculares, partilhados com colegas do Colégio Horizonte, durante a pausa de outono, e assistiram ao bailado “O Lago dos Cisnes”, pela companhia Russian Classical Ballet, em novembro.

Os alunos do 11º ano participaram em atividades paralelas às dos colegas do 12º ano – Estágios e Evento cultural – e visitaram a sede das Águas de Gaia, onde o Administrador Executivo, Dr. Miguel Lima, lhes apresentou a visão e a missão da empresa. Para além destas atividades, participaram também no Workshop “Public Speaking: Imagem e Mensagem”, orientado pela Profª Dra. Dina Matos Ferreira.

Já os alunos do 10º ano, recém-chegados ao Programa, frequentaram um número alargado de disciplinas, o que lhes dá a oportunidade de fazerem uma escolha informada e esclarecida. No âmbito das atividades fora da sala de aula, visitaram e ficaram a conhecer o papel da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Na Casa da Música, ouviram o Diretor Geral da Fundação, Eng. Paulo Sarmento e Cunha, explicar-lhes a importância e relevância daquele equipamento cultural. Neste mesmo equipamento cultural, em novembro, tiveram oportunidade de assistir ao concerto “Um Americano em Paris”, pela Orquestra Sinfónica do Porto. Como introdução e sensibilização ao desenho de um Projeto de Voluntariado a levar a cabo durante todo o ano letivo, os alunos frequentaram, em parceria com as colegas do Colégio Horizonte, um Curso de Voluntariado, na Universidade Católica Portuguesa.

Foi um primeiro período muito intenso, trabalhoso, com variados desafios, mas que, tal como se pretende com este programa, abre portas ao desenvolvimento de competências que, cada vez mais, são muito apreciadas tanto no mundo académico como no empresarial.

Galeria