Tertúlia da Biblioteca - 07.º Ano

Desta vez, os alunos do 7º ano convidaram o Comandante Bruno Teixeira, piloto da TAP e antigo aluno do Cedros.

O Comandante Bruno Teixeira tem 36 anos, e já viveu muita coisa. Passou 7.965h42min de voo, 377h20min de simulador e já fez 2958 aterragens. Concorreu à Força Aérea em 2001 e 2005.

O nosso convidado contou-nos bastantes histórias da sua infância, entre elas esta: “Às 7:00 da manhã, durante as férias em Monte Real, ia de bicicleta durante 20 min para ver os aviões da força aérea a descolar, mais concretamente o avião F16”. O piloto sempre sonhou ter esta profissão e considerava uma honra usar o uniforme; e sempre que andava de avião queria ver o cockpit.

Disse que os pilotos são “todos de carne e osso”, mas se treinam mais vezes são melhores. É como na matemática, se fizermos mais exercícios somos melhores.
O piloto e o copiloto formam uma equipa, ajudando-se mutuamente porque, como na vida, precisamos uns dos outros.
Disse-nos que nunca nos esqueçamos dos nossos instrutores, que são os nossos professores, os que nos ensinam o que sabemos agora.

Também nos disse que nunca teve medo de não poder sair de uma situação difícil, já que o treino para ser piloto é muito intenso e se estudam todas as situações que podem ocorrer ao avião, ou seja, não há que ter medo pois eles sabem tudo o que pode acontecer. E também explicou que de dois em dois meses fazem um teste para ver se ainda sabem o que fazer se houver alguma emergência. Existem três tipos de travões, se falhar um tem-se outro, se falhar o outro tem-se outro, e na vida de Bruno Teixeira nunca falhou nenhum.

Muita gente não conhecia o facto de a companhia aérea portuguesa TAP ser a mais segura da Europa e a décima segunda do mundo.

Achamos que esta Tertúlia correu muito bem e foi muito interessante. Podemos dizer, por todos os que estiveram a assistir, que perdemos um bocado do receio que tínhamos dos voos. E aprendemos muitos factos sobre a aviação.

Esperamos que a próxima Tertúlia corra tão bem como esta! Temos de agradecer aos alunos Miguel Pereira, Luís Marques, João Soares, Tiago Ferreira e também aos nossos fotógrafos António José Reis e Pedro Costa.

Notícia Realizada por: Dinis Cachada e Francisco Dias