1º CEB (1º ao 4º ano)
O 1.º Ciclo é uma etapa fundamental do processo de ensino-aprendizagem de uma criança. É nesta idade que se criam hábitos e se fazem aquisições determinantes. Para a vida escolar e pessoal de um aluno, o Colégio Cedros, a par com os restantes colégios do grupo Fomento, tem um projeto inovador que agrega todas as áreas de aprendizagem previstas para este ciclo, designado Keep Project.
O Keep Project apresenta como grande área de inovação o ensino da matemática através do Método de Singapura. A par desta inovação apostamos na educação integral dos nossos alunos desenvolvendo um programa de formação nos valores que ajudam a formar a sua personalidade adquirindo hábitos e competências, muitas vezes hoje designadas de soft skils.
Procuramos ainda investir no talento de cada aluno conhecendo-o e acompanhando-o, bem como aos seus Pais, de modo a criar as bases de um desenvolvimento harmonioso e que garanta uma formação completa.
Além das áreas curriculares previstas oficialmente, os alunos têm ainda semanalmente 2 blocos horários de Educação Física, de Educação Musical, de Religião e Inglês diariamente.
Assegurando a transição e continuidade do Projeto Optimist (a funcionar na Infantil dos Colégios Fomento) e algumas áreas de aprendizagem já trabalhadas nesse âmbito (Inglês diário, introdução à escrita, etc.), as dimensões que integram este projeto pretendem alicerçar e expandir conhecimentos, mas fundamentalmente desenvolver rotinas que estimulem os saberes a adquirir. Não se trata, portanto, nem de aumentar o currículo nem a carga horária letiva. Pelo contrário, o Keep Project fomenta hábitos através de estratégias pedagógicas apelativas de forma integrada e natural. A partir dessa linha conceptual, desenvolveram-se focos de operacionalização vocacionados para as principais áreas de conhecimento.
- Keep Reading: visa alargar a cultura e o vocabulário, potenciar a compreensão e ajudar no desenvolvimento da escrita.
- Keep Writing: estimula a atividade de escrita através da produção regular de textos e de estratégias de escrita criativa.
- Keep Spelling: permite o contacto com diversas palavras escritas para aquisição de competências na ortografia, através da sua visualização.
No ensino da Matemática, destaque para:
- Keep in Maths: com a adoção do Método de Singapura. Neste âmbito, os professores titulares receberam formação específica e contam com o apoio e supervisão da Escola Superior de Educação do Porto, que acompanha a aplicação do Programa.
- Keep Counting: conduz os alunos à apropriação de estratégias de cálculo, desenvolve o sentido crítico e a flexibilidade mental nas operações matemáticas.
Diariamente, os nossos alunos beneficiam de oportunidades para melhorar o seu desempenho nas competências exigidas para as aprendizagens acumulativas, através do programa:
- Keep Training: uma forma de rever e consolidar permanentemente conhecimentos basilares.
Conscientes de que o ensino de uma língua estrangeira deve acontecer de forma precoce e natural, o projeto integra:
- Keep in English: com aulas diárias de língua inglesa, devidamente certificadas pela Cambridge Assessment International Education. Esta parceria, que já conta com vários anos, permite a certificação dos nossos alunos e professores através de programas específicos e confere-nos o título de Cambridge Educational Partner.
- Keep Listening: audições diárias de peças musicais de grandes compositores clássicos, que favorecem o desenvolvimento da discriminação auditiva e da sensibilidade estética, e facilitam a aprendizagem de idiomas, ampliando o registo de sons pela criança.
Para trabalhar outras soft skills (atitudes e comportamentos que facilitam a relação com os outros e o trabalho em equipa), ferramentas essenciais e que necessitam de amadurecimento e de treino, surgiu o:
- Keep Connecting: uma atividade que desenvolve as competências da exposição pública, melhora as habilidades de comunicação, argumentação e debate, ao mesmo tempo que aumenta a autoconfiança.
- Keep Growing: educação para os valores – um plano de formação e orientação dos alunos para virtudes nucleares e pretende ajudar todos e cada um a serem mais livres e atentos às necessidades dos outros.