Secundário (10º ao 12º ano)
Na sequência do desenvolvimento das competências essenciais do ensino básico, no Ensino Secundário do Colégio Cedros perseguem-se os seguintes objetivos:
- Dominar os saberes, capacidades e atitudes das áreas gerais de acesso ao meio universitário.
- Consolidar uma cultura pessoal capaz de integrar as dimensões múltiplas do mundo atual.
- Manifestar atitudes empreendedoras de criatividade e serviço à sociedade com efeito no meio circundante.
Orientado para a preparação da vida universitária e para resultados de excelência, o Secundário do Cedros procura concretizar uma dimensão formativa da personalidade global, aberta à transcendência e preparada para os desafios dum mundo em constante mudança.
Programa Smart Choices
Nesse sentido, lançado em 2017 no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, o Programa Smart Choices foi desenhado com o objetivo de, aproveitando as boas competências académicas dos alunos, explorar outros âmbitos de capacidades fomentadoras de mais autonomia e capacidade de escolha de percursos e objetivos.
Num primeiro momento, é dada aos alunos a oportunidade de fazer uma escolha esclarecida do seu Curso do Ensino Secundário, baseada na possibilidade de frequentarem, no primeiro trimestre do 10º ano, quatro disciplinas específicas bienais: todos os alunos frequentam História da Cultura e das Artes, mais três das seguintes disciplinas: Biologia e Geologia, Economia A, Física e Química A, Geografia A, Geometria Descritiva A, História B, Literatura Portuguesa.
No final do primeiro período, é tomada a decisão sobre a escolha definitiva de disciplinas a frequentar, podendo optar por combinatórias de disciplinas específicas de planos curriculares diferentes, como, por exemplo, Física e Química A / Economia A, ou História da Cultura e das Artes / Biologia e Geologia.
Para além do plano curricular assim desenhado, o Programa Smart Choices tem como agregadora do projeto a disciplina de História da Cultura e das Artes (frequentada por todos até ao fim do 10º ano) que, para além do programa que lhe é próprio, aponta para a valorização de competências na área Artística e Cultural, através da participação em Atividades Culturais (concertos, exposições, teatro, dança, cinema...). De cada participação em Atividades Culturais o aluno elabora um Texto de Reflexão Crítica (TRC), que coloca no seu blogue pessoal, sendo posteriormente avaliado e tido em conta como elemento de avaliação da disciplina de HCA.
A formação dos alunos completa-se com uma ligação efetiva ao mundo do trabalho e da empresa, através dos Estágios Curriculares, pelo conhecimento das Instituições fundamentais do meio que os rodeia, por meio de selecionadas Visitas regulares, e pelo desenho e concretização de um ambicioso projeto de Voluntariado pessoal. De todas estas atividades, realizadas ao longo dos três anos do Ensino Secundário, os alunos elaboram, para cada uma delas, Textos de Reflexão Crítica que publicam nos respetivos blogues e que são avaliadas na disciplina de Turma e Cidadania.
No 12º ano, o Programa Smart Choices propõe uma inovadora e desafiante disciplina modular de Oferta de Escola que, para além dos temas de cada módulo em que se desenvolvem competências transversais diversificadas, acaba por congregar todo o trabalho e investimento feitos pelos alunos no próprio ano e nos anos anteriores.
Ao longo dos três anos do Secundário, todo este processo é articulado com um estruturado Programa de Formação de Valores e Liderança, na sequência do POFA dos outros ciclos de ensino do Colégio, e avaliado no âmbito da Turma e Cidadania.
Com a articulação de todas estas oportunidades de crescimento, o Programa Smart Choices proporciona condições para obter um excelente desempenho académico, a par de desenvolver competências mobilizadoras de um pensamento autónomo e crítico, ajustado às exigências atuais e aos desafios do futuro.