Artista de Meio Palmo
30-11-2024
A ideia de trabalhar artisticamente as aprendizagens decorrentes das Visitas de Estudo, com o objetivo de as tornar mais próprias e significativas, começou a ser implementada de forma consistente no 1º Ciclo a partir de 2012. A expressão plástica, como forma de comunicação pessoal dos conhecimentos e emoções, ganhou assim impulso, conquistando um lugar destacado nesses momentos. Este processo não só deu visibilidade a outras formas de saber, como também despertou talentos e competências que vão além do conteúdo curricular. A arte tornava-se, assim, uma ponte entre o conhecimento e a vivência emocional, favorecendo a aprendizagem ativa e a expressão individual. Assim, surgiram trabalhos artísticos que deram origem a painéis decorativos, afixados nos corredores, os quais, além de trazerem cor e vida ao ambiente escolar, passaram a carregar um profundo significado. Cada painel, com sua linguagem própria, representava o conteúdo aprendido, mas também as emoções e perceções em relação aos locais visitados.
Foi nesta dinâmica que, dois anos mais tarde, se desenvolveu a ideia de explorar o pós-visita de forma mais aprofundada. Este novo enfoque permitiu uma melhor consolidação dos saberes adquiridos, mas também aproximou as famílias ao processo de aprendizagem. Surgiram, então, os Guiões da visita, enviados para casa após cada experiência. Esses Guiões, mais do que simples documentos informativos, promovem uma interação contínua, incentivando a participação colaborativa dos Pais. E, além das atividades académicas que reforçam o conteúdo abordado, incluem espaços dedicados à exploração artística, convidando a dar forma e cor ao que mais gostaram e os impressionou nas visitas.
Esse processo de exploração artística e envolvimento familiar permitiu que o trabalho criativo fosse uma ferramenta de aprendizagem dinâmica, estimulando o pensamento crítico, a imaginação e a capacidade de reflexão das crianças.
Com o tempo, este modelo de trabalho artístico foi crescendo, envolvendo cada vez mais as famílias e proporcionando momentos de cumplicidade entre pais e filhos, em que juntos criam pequenas obras de arte e reforçam os laços afetivos e o prazer de aprender em conjunto. Desde 2014, muitos têm sido os projetos realizados, consolidando esta prática que se mantém viva e relevante até hoje, celebrando a arte como um pilar fundamental na educação e no desenvolvimento humano.
Os trabalhos artísticos expostos são resultado de uma votação realizada pelos próprios alunos.