Método de Singapura
17-01-2021
Os Professores Titulares concluíram no passado dia 9 de janeiro um ciclo de formações no âmbito do ensino da Matemática, através do método de Singapura, totalizando 27 horas de formação. Tratou-se de uma completa análise aos 4 anos de escolaridade do 1.º ciclo, analisando com detalhe a didática subjacente a todos os domínios curriculares fundamentais da disciplina: Números e Operações, Geometria e Medida e Organização e Tratamento de Dados.
No Método de Singapura destacam-se três teorias edificadoras: 1) a abordagem Concreto-Pictórico-Abstracto (CPA), que remonta aos trabalhos do psicólogo americano Jerome Bruner, que consiste num cuidado faseamento na passagem de casos concretos ao pensamento abstracto; 2) os estudos sobre o princípio de variabilidade desenvolvidos pelo educador matemático húngaro Zoltán Dienes, que apontam para a necessidade da utilização de diversos exemplos e contextos na aprendizagem de um conceito, assim como múltiplas representações; 3) as ideias defendidas pelo psicólogo inglês Richard Skemp, que sublinham a importância de se estabelecer conexões e de se compreender as relações matemáticas e a sua estrutura, de forma a alcançar um conhecimento profundo e duradouro das matérias. Tudo isto acontece de forma integrada. É dada grande importância à estrutura (ordem), à oralidade e às concretizações/esquematizações.
Quanto a livros, há 3 séries com o selo de Singapura: Primary Mathematics, Math in Focus e Maths – No Problem, aquele que decidimos adotar nos Colégios Fomento. Em jeito de resumo, as páginas são limpas e claras, os problemas são variados, incidindo sobre propósitos bem definidos e obedecendo a categorizações cuidadas. O recurso à resolução de problemas, apoiada em esquematizações várias é uma constante. Toda a estratégia consiste em permitir que as crianças apreendam bases matemáticas fundamentais, tanto ao nível procedimental, como (e em simultâneo) ao nível conceptual.
No curso, analisou-se, ainda, a recém-lançada série de livros portugueses “Viva a Matemática”, comparando-a com as 3 séries estrangeiras mencionadas e com outros exemplos portugueses.