Papel? Conta-me como era...
19-11-2024
Era grande a expectativa que os alunos manifestavam antes da partida, movidos pela curiosidade de descobrir os antigos processos de fabrico de uma matéria que manuseiam todos os dias. Foi assim que saíram do Colégio em direção a Paços de Brandão, no concelho de Santa Maria da Feira, com o objetivo principal de conhecerem o Museu do Papel.
Partindo de um filme animado sobre a importância da reciclagem, os alunos dos 3.º e 4.º anos transformaram velhas revistas e jornais em pasta de papel, ao sabor da sua imaginação e sob o olhar atento do Forminhas, a mascote que dá vida ao ateliê da reciclagem. Com a sua ajuda, completaram todo o processo de transformação do papel, que culminou com a produção de uma folha reciclada. Foi também impactante a mensagem sobre a necessidade da preservação dos recursos, com destaque, naturalmente, para o papel, através da reutilização e da reciclagem deste material.
Os alunos dos 1.º e 2.º anos conheceram o “Engenho da Lourença”, através da história de uma menina que gostava de fazer papel. Nesse espaço de sedução e magia, transformaram trapos de algodão em finas folhas de papel branco, feito à mão pelas crianças. E não haveria de terminar a visita sem fazerem as suas próprias folha de papel que trouxeram de recordação.
Houve ainda tempo para um descontraído e animado almoço e passeio pelo Parque do Engenho Novo, onde puderam aprender sobre plantas e aumentar os laços de amizade entre todos.