Projetos Inquiry de Ciência a 100%
23-01-2023
Projetar, discutir, alterar, tentar, construir... O processo de aprender tem muito que se lhe diga.
No colégio o tempo letivo dedicado ao "Complemento à Educação Artística" assumiu formas muito variadas. Os aluno podem optar por uma de três disciplinas: Teatro, Desenho ou PIC (Projetos Inquiry de Ciência). Desta vez, vamos partilhar a nossa experiência em PIC.
Entre setembro e janeiro, nesta disciplina pudemos desenvolver 3 divertidos projetos. Todos eles foram um desafio! Os alunos foram divididos em equipas com as quais se discutia o projeto, se testava e se punha mãos à obra. Com a ajuda do professor fomos aprendendo, praticando e, sem dúvida, crescendo!
Começamos pelo projeto " Spagehhti bridge" em que cada equipa teve de construir uma ponte de esparguete que suportasse a carga de 1kg! Após diferentes estudos, cada grupo construiu a sua estrutura e todos conseguiram superar o desafio...
Depois das pontes, vieram os barcos... Desta vez o desafio era construir um barco que flutuasse... Parece simples mas não é. Aliás, houve um barco que acabou por se tornar um submarino... Mas não ficaram dúvidas de que com erros também aprendemos muito!
Terminámos em grande com o projeto Balloon Car Race! Depois de muito trabalho, discussão, tentativa e erro, conselhos do professor, terminámos o semestre em grande com corridas nos corredores!
Começamos agora um novo semestre, deixando PIC para o próximo ano letivo! Mas não ficámos nada mal, já começamos as aulas de TIC e, prepararem-se, bons projetos informáticos aproximam-se!